domingo, 14 de março de 2010

É difícil



Ontem acordei 7h da manhã, peguei ônibus às 8h e às 9h estava na Paulista preparada para a aula de campo que teríamos pelo centro da cidade.
Saímos de lá por ser considerado o Centro Novo, onde estão instaladas as sedes dos grandes bancos. Depois da criação dessa importante avenida, São Paulo tornou-se uma cidade policêntrica, sendo esses três centros o Antigo (com as sedes burocráticas), a Berrine (com as multinacionais), e a já citada, Paulista.Enfim, não vim aqui para falar isso. Pegamos uma rua consideravelmente calma e seguimos em direção ao Bexiga, o famoso bairro das Cantinas Italianas. O objetivo central da aula era treinar nossa visão geográfica e confirmar a famosa frase de Milton Santos: "O espaço é a acumulação desigual de tempos". Em uma explicação simplificada, numa mesma rua, ou seja, espaço, podem conviver prédios de diferentes séculos. Numa área mais física, uma rocha igualmente acumula tempos a partir da erosão.
Nós não visitamos apenas os pontos turísticos de São Paulo como a Igreja da Sé e a Estação da Luz, geógrafos precisam estar compromissados com a história. Não podemos olhar para um local e simplesmente constatarmos algumas diferanças. Isso é somente descrever.


Passando para a parte lúdica do dia, no final eu e mais três colegas de sala resolvemos ir ao Mercado Municipal. Quatro pessoas destruídas depois de andar cinco horas seguidas, mas fomos. Comemos os famosos sanduíches e compramos doces, depois seguimos pela 25 de março suja por um dia de comércio intenso, pegamos um metrô e cada um foi para sua casa (sendo que a maioria depois pegou um ônibus, pois é, metrópole...)

2 comentários:

  1. Saudades da aula de ed. fisíca, aposto. auhauhauhauha

    ResponderExcluir
  2. Ah, que bom que vc citou a multiplicidade de centros! O centro velho é uma dó. Quando o projeto de um novo centro, na paulista, foi aprovado, a galera com dinheiro abandonou aqueles edificios INCRIVEIS para morar em outros "mais modernos". Mas me diga, existe algum edificio mais moderno que o COPAN?

    Você já é paulista!

    ResponderExcluir